A entrada na Empresa

blog_grande04

Como já abordamos várias vezes, passar por um processo seletivo e obter sucesso é uma caminhada longa, cheia de etapas e desafios. Porém, é importante ressaltar, que ao conseguir a aprovação o candidato é lançado em um desafio ainda maior: a inserção na nova empresa.

Trata-se de um momento cheio de incertezas, expectativas, medos, descobertas, confirmações e aprendizado. Entrar em uma nova empresa, significa um novo ciclo da vida profissional, e para ser duradouro são necessárias algumas atitudes:

1ª. Demonstre abertura ao novo, permita-se ser conduzido pela organização.

2ª. Explicita seu nível de interesse por tudo o que é apresentado.

3ª. Valorize o que é apresentado, o que pertence a organização.

4ª.Não faça comparações com outras organizações.

5ª. Não fale mal das pessoas que já passaram pela sua vida profissional.

6ª. Escuta mais e fale menos.

7ª. Observa mais e age menos.

8ª. Evite posicionamentos enfáticos.

9ª. Procure compreender a história da organização e das pessoas.

10ª. Essas atitudes devem marcar seus primeiros 30 dias na organização.

Como podemos concluir, o primeiro mês após a contratação é caracterizado pela coleta de informações sobre o novo contexto. Compreender a complexidade existente nas organizações, é fundamental no processo de inserção de qualquer novo profissional.

Quanto mais evoluída for a organização melhor será o processo proposto para a inserção do profissional. Porém, o sucesso da carreira nesse novo cilco profissional também depende do ex candidato. Neste sentido, colocar-se de forma pensada, envolvendo muita reflexão em cada novo aprendizado é item de segurança essencial.